Findes
Sesi
Senai
IEL
Ideies

O que é o Ciclo de Formação?

O Ciclo de Formação de Liderança do Cindes Jovem é um programa de desenvolvimento e capacitação de jovens com o objetivo de formar líderes com potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios e comprometidos com o desenvolvimento da indústria capixaba. O projeto trabalha os aspectos do líder para além da formação acadêmica e trabalha agendas extras como empreendedorismo de impacto, cidadania, formação de opinião pautando-se sempre em três pilares: Cidadania, Gestão, Autoconhecimento.

Objetivos do Ciclo

Aprendizado colaborativo; Evolução como pessoas e profissionais; Construção de projeto duradouro e engajado em benfeitorias/entregas.
O Ciclo Cindes Jovem foi promovido em 2017, com a primeira turma iniciada em 2018 para incentivar o empreendedorismo. Essa primeira reunião aconteceu com cerca de 150 jovens e contou com uma palestra do então presidente do Sistema Findes, Lucas Izoton. O tema foi “Empreendedorismo, uma ligação direta com o futuro”.
O ciclo anual é uma formação complementar, que trabalha aspectos do líder para além da formação acadêmica e/ou especialista tradicional. Trabalha agendas extras como política, ideologia, diálogo e formação de opinião. Ele oferece metodologia de formação com diálogo, colaboração e comprovado resultado.

Como Funciona

Público alvo: Jovens empreendedores com idade entre 18 e 42 anos alinhados com os valores do programa.

O programa proporciona além da formação acadêmica, metodologias que trabalham temas como política, ideologia, diálogo e formação de opinião. Durante o ano, são estudados, em encontros presenciais às segundas-feiras, na sede da Findes, 9 módulos. Cada um é composto por uma temática central explorada por meio das ferramentas que constam em nossa metodologia, assuntos semanais, um livro e temas relevantes. Para auxiliar na construção do pensamento, dentro dos encontros serão trabalhadas as seguintes ferramentas: aulas expositivas com especialistas de renome estadual e nacional, palestras, workshops, júri simulado, dinâmica de debate, visita técnica, resenhas e produção de artigos.

Para participar do ciclo é necessário passar por um processo seletivo anual com triagem curricular; ter entre 18 e 42 anos;  estar matriculado em um curso superior, ou ser sócio/dirigente de empresa, ou estar na linha de sucessão de empresa, ou ocupar cargo de relevância em órgão público; estar alinhado com os valores do programa.

Jovens industriais, com indústrias associadas a sindicatos filiados à Findes, tem 20% de desconto.

Evento de Integração Online
 – Data: 10/01/24
– Horário: 12h30 e 18h
Este evento vai apresentar o Cindes Jovem e tirar dúvidas sobre o Ciclo de Formação e sobre o processo seletivo. Os candidatos que não conseguirem participar não serão eliminados.

Entrevistas: 15 a 19/01/24

Resultado Processo Seletivo: 09/02/24

Day One: 04/03/24

Os participantes serão avaliados pelos seguintes critérios:
1. Produção de artigos;
2. Assiduidade nas aulas;
3. Participação nos encontros;
4. Resenha literária – livros;

Preencha agora sua candidatura para o Ciclo de Formação Cindes 2024
Envie suas informações para o Processo Seletivo do Ciclo de Formação Cindes 2024 e fique atento às datas e etapas do processo. Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas