Findes
Sesi
Senai
IEL
Ideies

Conexão Cindes: primeira edição de 2023 aborda a Liderança Horizontal

Evento acontece em dois dias: 08 e 09 de fevereiro, na Findes, com palestra, mesa redonda e workshop. Saiba como se inscrever!

Já ouvi falar em Liderança Horizontal?

Se a sua é resposta for não ou “já, mas gostaria de saber mais sobre o assunto”, esse momento é seu. A 1ª Edição do Conexão Cindes de 2023 vem com o tema “Liderança Horizontal – Como o engajamento e a Iniciativa podem melhorar os resultados da sua empresa”. O evento acontece em dois dias: 08 e 09 de fevereiro, na Findes.

As inscrições podem ser feitas no site do Sympla. Para associados Cindes, o evento é gratuito. Para o público geral, a entrada é R$ 25 cada dia.

Conceito super em alta no mundo corporativo, a liderança horizontal é também conhecida como liderança compartilhada, ou seja, aquela que distribui amplamente a responsabilidade de liderança entre as pessoas dentro de uma equipe ou organização.

Assim, a Liderança horizontal e os times autodirigidos podem formar um caminho para um desenvolvimento saudável do ser humano e sua organização numa coexistência saudável. Já que o que é demandado em cima, muitas vezes não é feito desta forma, e o que é necessário e desejado embaixo, nem sempre é ouvido em cima.

Palestra e mesa-redonda

Para debater sobre o assunto, o Cindes convidou Adriaan Bekman, fundador do IMO Internacional – Instituto para o Desenvolvimento Humano e Organizacional. A palestra ocorre no primeiro dia do Conexão Cindes, no dia 08 de fevereiro, às 18h30, no Auditório da Findes.

Após a palestra principal, a programação conta com uma roda de conversa, cujo convidados são: Zilma Bauer, diretora-executiva da Ervas Naturais e presidente do Sindiquímicos; Rafael Barcelos, supervisor de operações da área de Siderurgia da VIX; e Lafayette Duarte, diretor-presidente do Hospital Santa Filomena e consultor IMO. A mediação será feita por Alessandro de Castro, superintendente do IEL-ES.

Workshop

No segundo dia, 09 de fevereiro, às 8h30, será o workshop “As dimensões vertical e horizontal da organização – O novo papel da liderança”. A dinâmica será realizada no Salão da Indústria, na Findes. Um momento lúdico e para colocar em prática todo o conteúdo aprendido no dia anterior. Interessados devem ficar atentos, pois são apenas 40 vagas.

Não perca esses dias aprendizados, inovação e conexões.

* Por Fiorella Gomes

Read More

Conexão Cindes 2022 tem como tema “As startups como vetores de inovação”

Quer descobrir como criar inovar e criar soluções eficientes?

Te esperamos no Conexão Cindes 2022, que acontece dia 13 de outubro. Inscreva-se!

 

 

Promover a inovação e a criação de soluções eficientes é a missão de toda startup. E quando o assunto é inovar, o Conexão Cindes não poderia ficar de fora desse debate. Por isso, este ano o tema será “As startups como vetores de inovação”.

O evento acontece no dia 13 de outubro, às 18h30, no Auditório da Findes e, tem como objetivo promover conexões, compartilhar experiências, ideias e promover a flexibilidade para ouvir opiniões sobre o tema. Os interessados devem realizar a inscrição pelo site do Sympla. Clique aqui para se inscrever e participe. Será uma noite de muito conhecimento e conexões!

E para enriquecer o nosso bate papo, contamos com a presença do CEO e sócio fundador da TM3 Capital, que possui 33 anos de experiência em empreendedorismo e gestão de empresas de tecnologia e é também cofundador da Bematech, Marcel Martins Malczewski. Além disso, ele já foi reconhecido como “Empreendedor do Ano” no setor de tecnologia pela E&Y e Revista Exame.

O Diretor de Investimentos e Participações da Timenow, Walter Maia, e a Gerente Executiva de Tecnologia e Inovação do Sesi e Senai, Juliana Gavini, também irão marcar presença na roda de conversa.

 

Conheça mais do Conexão Cindes

O Conexão Cindes busca promover um debate enriquecedor, abordando conteúdos relevantes e temas atuais para a indústria e para os empresários. Com o evento, a classe empresarial adquire conteúdos e subsídios importantes para nortear suas estratégias, bem como as melhores formas de aplicá-las ao seu negócio.

Em nossas rodas de conversa já passaram temas diversos, sempre pautados pelo cenário econômico da atualidade. Entre os assuntos debatidos já estiveram as eleições, o futuro da economia, indústria 4.0, inovação, sucessão familiar, entre outros.

 

Se interessou? Então anote na agenda!

Evento: Conexão Cindes

Tema: As startups como vetores de inovação

Data: 13 de outubro

Local: Auditório da Findes

Por Kamily Rodrigues

Read More

Inovação e novos modelos de negócios para reindustrialização do país é tema do Conexão Cindes

2ª edição do evento é gratuita e vai contar com a presença do renomado economista brasileiro, Igor Barenboim. Será no dia 09 de maio, às 18h30, no auditório da Findes, em Vitória.

 

A indústria, com seu alto valor agregado, tem significativo peso na economia do país. O setor tem participação de 22% do Produto Interno Bruto (PIB), e chega a empregar 9,7 milhões de trabalhadores. Os dados da Rede Governança Brasil (RGB) mostram como o segmento é essencial para a economia.

No cenário atual, no entanto, o país vive uma desaceleração da indústria, resultado de fatores como a alta da inflação e dos juros, e o elevado número de desemprego. Além disso, a falta de profissionais qualificados para trabalhar com novas tecnologias, o complexo sistema tributário e o excesso de burocracia emperram a retomada de crescimento do setor.

Mas será que a indústria está preparada para inovar em seus processos e criar novos negócios? Qual o caminho para mudar esse cenário? O assunto será tema da palestra “Inovação e novos modelos de negócios: como reindustrializar o país?” na 2ª edição do Conexão Cindes. O evento é gratuito e acontece no dia 09 de maio, às 18h30, no auditório da Findes, em Vitória.

A palestra será conduzida pelo renomado economista brasileiro Igor Barenboim, PhD e mestre em Economia pela Universidade de Harvard, que ocupou altos cargos no governo, em grandes corporações e no mercado financeiro. Ele vai destacar o processo de industrialização no Brasil, os reflexos no cenário econômico e o seu desenvolvimento.

No bate-papo, os participantes poderão conferir ainda assuntos como inovação, transformação digital e as novas tecnologias para auxiliar o crescimento da indústria, a produtividade no setor e o surgimento de novos negócios.  Participe!

Serviço:

2ª EDIÇÃO DO CONEXÃO CINDES

Dia: 09 de maio (segunda-feira)

Horário: 18h30

Local: Auditório da Findes. 9º andar do Ed. Findes, na Reta da Penha, em Vitória

Inscrições: gratuitas

 

 

Programação

18h30 – Welcome Coffee e Networking

18h50 – Abertura com a presidente da Findes, Cris Samorini

19h00 – Palestra “Inovação e novos modelos de negócios: como reindustrializar o país?” com Igor Barenboim

19h50 – Roda de Conversa

 

 

*Por Fernanda Gomes

Read More

Alta performance e qualidade de vida são temas do Conexão Cindes de Verão

Evento acontece no próximo dia 12 e marca o início das atividades do Cindes. Faça a sua inscrição, as vagas são limitadas!

Pensando em trazer uma discussão com o tema “Alta Performance e Qualidade de Vida”, o Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) irá realizar um evento mais leve e descontraído, num sábado e ao ar livre! A ocasião marcará a abertura das atividades do Cindes em 2022.

O encontro será no dia 12 de fevereiro, às 8h, no Barlavento, na orla de Camburi em Vitória. O objetivo do evento é promover as conexões, compartilhar experiências e ideias sobre o tema.

A abertura será realizada pela presidente da Findes, Cris Samorini, e o vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro. Para conduzir a palestra e compartilhar experiências, o convidado é o empresário, atleta e vice-presidente da CNI, Léo de Castro.

Durante a palestra, Léo de Castro irá falar sobre as escolhas que foram determinantes para alcançar seus objetivos e a sua colocação no mundo empresarial. Além disso, será destacado a importância de conciliar a rotina de trabalho e estudos com alguns hábitos saudáveis para a melhoria da qualidade de vida.

Após, os participantes irão poder fazer uma aula de funcional na areia da praia. Para isso, é importante que estejam de roupas leves, tênis ou chinelo, para a melhor prática da atividade.

As inscrições podem ser feitas neste link. Não percam a oportunidade, as vagas são limitadas!

 

Sobre o Conexão Cindes

 O Conexão Cindes tem como objetivo principal o debate, com conteúdo de qualidade, de temas relevantes e atuais para os industriais e empresários capixabas. A classe empresarial adquire conteúdos e subsídios importantes para nortear suas estratégias e as melhores formas de aplicá-las ao seu negócio. ​

Se você tem interesse em fazer parte desse time, Associe-se!

Serviço:

Data: 12 de fevereiro (sábado)

Horário: 8h

Local: Barlavento

Inscrições: Clique aqui para se inscrever!

 

 

*Por Raianne Trevelin

Read More

Conexão Cindes 2021 aborda os novos desafios do mercado e o crescimento tecnológico nas empresas

Allan Costa, diretor de Inovação e Alianças da ISH Tecnologia.

Nesta quinta-feira (21), o Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes) realizou o “Conexão Cindes 2021”. Nesta edição foram abordados os novos desafios do mercado de trabalho e o crescimento tecnológico dentro das empresas. O objetivo do evento foi promover as conexões, os compartilhamentos de experiências e ideias sobre o tema.

Na ocasião, estavam de forma presencial o diretor-geral da Findes, Paulo Lacerda; o vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro; o diretor-geral do Senai ES e superintendente do Sesi ES, Claudio Marcassa; o presidente do Cindes Jovem, Jairo Siqueira; o founder da Grupfy e diretor do Cindes, Renzo Colnago; e o CIO e head de Transformação Digital da Findes, Alex Rodrigues. De forma virtual, o diretor de Inovação e Alianças da ISH Tecnologia, Allan Costa.

O vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro, falou sobre a formação do Cindes na abertura do evento. “O Cindes é uma entidade que contempla não só as indústrias, mas todos os setores da economia, como serviço, comércio e agroindústria. Exemplo disso, é a diretoria que é integrada por profissionais liberais de várias áreas. E temos o Cindes Jovem, uma entidade jovem e que busca a renovação e a sucessão de empresas e entidades. O Conexão Cindes é mais uma ação do Cindes que vai apresentar as novidades do mundo tecnológico”, disse Raphael Cassaro na abertura do evento.

Allan Costa abordou o crescimento do mundo tecnológico durante a pandemia da Covid-19 e como isso tem impactado o mercado, profissões e a economia em geral.

“A pandemia trouxe uma série de transformações, que foram aceleradas pela pandemia, e não causadas por ela. Toda transformação tecnológica só se consolida pois ocorre uma mudança no comportamento da sociedade. A máquina, a inteligência artificial e a robotização não substituem a mão de obra, ela vem para complementar. A rápida produção das vacinas contra a Covid-19 é um exemplo disso. Pessoas estupidamente inteligentes estavam por trás desse processo e usaram a tecnologia para impulsionar a sua própria capacidade e usando novas técnicas, fizeram com que tivéssemos vacinas num período curto de tempo”, destacou o diretor de Inovação e Alianças da ISH Tecnologia, Allan Costa.

 

Sobre o Conexão Cindes

 O Conexão Cindes tem como objetivo principal o debate, com conteúdo de qualidade, de temas relevantes e atuais para os industriais e empresários capixabas. A classe empresarial adquire conteúdos e subsídios importantes para nortear suas estratégias e as melhores formas de aplicá-las ao seu negócio. ​

Temas como eleições, futuro da economia, indústria 4.0, inovação, sucessão familiar, entre outros, já foram abordados nos encontros. Os temas são sempre pautados de acordo com o cenário econômico da atualidade.

 

Clique aqui para assistir o evento na íntegra!

 

Fique ligado nos próximos eventos do Cindes!

 

*Por Raianne Trevelin

Read More

Conexão Cindes 2021 destaca os novos desafios e a transformação digital nas empresas

A palestra desta edição vai abordar temas como o crescimento do mundo tecnológico e como isso tem impactado o mercado. Faça a sua inscrição, as vagas são limitadas!

 O mundo passou e ainda está passando por muitas mudanças. A sociedade como um todo precisou se reinventar e se atualizar às novas tecnologias. Pensando nisso, o Conexão Cindes 2021 vai trazer uma discussão com o tema “Desafios do mundo em transformação”.

O encontro é promovido pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), no dia 21 de outubro, às 18h30, no auditório da Findes. Também será possível acompanhar pelo YouTube, clique aqui para assistir!

O objetivo do evento é promover as conexões, os compartilhamentos de experiências, ideias, e a flexibilidade para ouvir opiniões sobre o tema.

As inscrições podem ser feitas neste link. Não percam a oportunidade, as vagas são limitadas!

Para conduzir a palestra e compartilhar experiências, foram convidados o diretor de Inovação e Alianças da ISH Tecnologia, Allan Costa; o founder da Grupfy e diretor do Cindes, Renzo Colnago, e o CIO e head de Transformação Digital da Findes, Alex Rodrigues.

Allan Costa irá abordar o crescimento do mundo tecnológico durante a pandemia da Covid-19 e como isso tem impactado o mercado, profissões e a economia em geral. Após, é possível conferir um bate-papo entre os especialistas e experts em transformação digital, Renzo Colnago e Alex Rodrigues.

 

Sobre o Conexão Cindes

O Conexão Cindes tem como objetivo principal o debate, com conteúdo de qualidade, de temas relevantes e atuais para os industriais e empresários capixabas. A classe empresarial adquire conteúdos e subsídios importantes para nortear suas estratégias e as melhores formas de aplicá-las ao seu negócio. ​

Temas como eleições, futuro da economia, indústria 4.0, inovação, sucessão familiar, entre outros, já foram abordados nos encontros. Os temas são sempre pautados de acordo com o cenário econômico da atualidade.

 

Informações sobre o evento:

Tema: O tech não tem mais volta – Venha ouvir sobre os desafios do mundo em transformação.

Data: 21/10/2021

Horário: 18h30 às 20h

Local: Auditório da Findes – 9º andar

Transmissão: Clique aqui para assistir!

Inscrições: Clique aqui para se inscrever!

 

*Por Raianne Trevelin

Read More

Conexão Cindes especial Findeslab: especialistas do Vale do Silício falam sobre inovação

Rick Rasmussem e Gloria Hunt | Foto: Alexandre Mendonça

Muito se fala em inovação e sobre sua necessidade para as empresas se manterem competitivas. Mas como fazer para inovar? Como acessar os recursos necessários para fazer a inovação acontecer? Essas perguntas foram respondidas nesta quinta-feira (05) durante a edição especial Conexão Cindes na programação de lançamento do Findeslab, o acesso da indústria à inovação.

Para tirar essas dúvidas e abordar o tema “Ecossistema da Inovação e Movimento Empreendedor”, a Findes recebeu Gloria Hunt, executiva do Consulado Geral do Brasil em São Francisco; e Rick Rasmussen, professor na Universidade da Califórnia em Bekerley, diretor de programas de startups na escola de engenharia.

Gloria trouxe para o público os aprendizados que adquiriu no Vale do Silício, situado na Califórnia, nos Estados Unidos, onde estão situadas as maiores empresas de alta tecnologia. A executiva é responsável por assessorar empresas estrangeiras, de todas as etapas de crescimento, sobre como assimilar o modo de fazer negócios na região e diferentes abordagens para a inovação.

“Eu acho que o Brasil tem um potencial enorme em termos de inovação e empreendedorismo. Esse é um setor que está crescendo no Brasil, fora do radar de crise política e econômica. Temos no país 10 mil startups que criam 30 mil empregos. Então, essa iniciativa da Findes, em lançar o Findeslab, conectando startups, empresas, empreendedores, academia e governo é muito importante, que explora esse potencial que temos em ser um país inovador e empreendedor“, destacou.

Para ela, a chave do sucesso são as conexões, os compartilhamentos de experiências e de ideias, a flexibilidade para ouvir opiniões. “Elas que vão levar você e sua ideia para o próximo passo”, indicou.

Nativo do Vale do Silício com experiência direta na indústria, governo, capital de risco e academia, o professor Rick Rasmussen deu uma aula sobre inovação aberta, fez um passeio sobre a história das revoluções industriais até chegar a 4.0, e mostrou como empresas como a Amazon tem inovado, trabalhando novos produtos, buscando novos mercados.

“Se você quer sobreviver é importante inovar. Se você tem uma empresa grande, essas são as empresas que querem tomar seu lugar no mercado, as startups. Você pode ignorá-las ou ser parceiras delas”, sentenciou.

Conexão Findes - Findeslab

Rasmussen ressaltou que boa parte dos empreendedores do Vale do Silício são pessoas que não tiveram apoio em seus países para desenvolver suas ideias ou negócios. O professor ainda frisou que mesmo nos Estados Unidos não há ajuda governamental para isso, sendo a maioria das iniciativas sendo aceleradoras e incubadoras prioritariamente privadas.

“Vocês tem muita força local aqui, muita gente girando em torno da criação de startups, em criar um ecossistema de inovação. Deem valor a esse grande potencial. Não tenham medo da mudança de cultura. Ela não é ruim, pelo contrário. Lá no Vale do Silício não temos ajuda do governo, muitos empreendedores sofrem para conseguir inovar. Essa luta que a Findes está travando é muito importante. Parabéns no seu lançamento, estou muito feliz em fazer parte disso”, destacou.

Encerramento

A semana de lançamento do Findeslab se encerra nesta sexta-feira (06), com o lançamento do Programa de Empreendedorismo Industrial, que estimula a inovação aberta. Nele, grandes empresas capixabas expõem seus desafios e empreendedores e startups de base tecnológica deverão propor soluções inovadoras. Todo o processo será desenvolvido em conjunto com o Senai e envolvendo vários atores do ecossistema em uma ação colaborativa.

Por Fiorella Gomes

Read More

Empresários se reúnem para o 1º Conexão Cindes do ano

Ray Chalub, diretor do Banco Inter, Cristhine Samorini, 1ª vice-presidente do Cindes e Leo de Castro, presidente do Sistema Findes

“Enfrentar longas filas em bancos, gastar horas aguardando o pagamento de boletos em agências, ir a uma instituição financeira abrir uma conta e esquecer o documento. Perder minutos preciosos no telefone com o gerente do banco. O brasileiro já se acostumou à rotina enfrentada, diariamente, nos bancos comerciais do país. No entanto, a instantaneidade e a busca pela praticidade abriram o mercado para as fintechs, startups financeiros que adotam novas tecnologias, na palma da mão, para mudar a vida de consumidores e investidores”, foi com essa explicação que o diretor de Conta Digital e Meios de Pagamento do Banco Inter, Ray Chalub abriu a primeira edição do Conexão Cindes de 2019, no auditório da Findes, ontem (21).

Segundo Chalub, as fintechs são iniciativas positivas do ambiente de negócios. Basicamente, são startups que envolvem tecnologia e finanças, com o objetivo de desburocratizar ou aumentar a acessibilidade a recursos financeiros.

Com ofertas de serviços bem próximos aos dos bancos tradicionais, porém com custos menores para clientes e fornecedores, as fintechs tem a tecnologia como parte da sua natureza, com ênfase em inovação, sendo mais ágeis, menos burocráticas e oferecendo aplicações mais eficientes.

Pulverizadas em várias áreas do mercado financeiro, as startups do mundo fincanceiro oferecem serviços em investimentos, empréstimos, negociação de dívidas, pagamentos, gerenciamento financeiro, câmbio, seguros, inclusão financeira, soluções para PME, Equity Financing, eficiência financeira, Cryptocurrency & Blockchain, Crowdfunding e Consumer Banking.

Na visão de Chalub, o avanço das fintechs no mercado já redesenha o cenário financeiro do país. “As fintechs criam valor por meio da exploração de tecnologia para gerar produtos e serviços inovadores na área de finanças. Apoiando-se em imperfeições e ineficiências de mercado, propiciando a oferta de produtos e serviços bancários extremamente competitivos, que podem atingir inclusive empresários, atendendo a todas as necessidades de um negócio”, pontuou.

Confira a entrevista exclusiva concedida por Ray Chalub ao Sistema Findes

– O que são as fintechs e como elas estão revolucionando o mercado financeiro?

 

– Quais as principais vantagens deste modelo de banco, se comparado aos tradicionais?

 

– E para os empresários, como os bancos digitais podem se tornar opções para os seus negócios?

 

Por Cinthia Pimentel

Read More

O que são as Fintechs e por que elas estão revolucionando o mercado financeiro?

Já imaginou um mundo sem agências bancárias físicas, em que todos os serviços pudessem ser resolvidos a qualquer hora do dia por meio de seu smartphone — com direito a atendimento de qualidade à sua disposição a qualquer hora?

Visualize um cenário em que você pudesse aumentar e reduzir o limite de seu cartão de crédito sem falar com ninguém, em apenas 1 clique. Essa realidade já alcançou mais de 1,5 milhões de pessoas, somente no Banco Inter – uma fintech .

Mas você sabe realmente o que é fintech?

Elas são frutos da 4ª Revolução Industrial que marca nossa vida atualmente. No setor produtivo, fábricas inteligentes já começam a produzir itens customizados em larga escala, sem a necessidade de estoques. No mercado financeiro, essa revolução também vem mudando conceitos antigos e transformando o setor.

Globalmente, o setor financeiro tem passado por profundas transformações nos últimos anos: a internet e a mobilidade tornaram agências bancárias quase obsoletas, novas ameaças de ataques e de fraude obrigaram instituições a renovar sua segurança digital e tendências como nuvem e Big Data têm modificado a forma como serviços são entregues.

De acordo com um estudo apresentado em abril pela consultoria de mercado Accenture, o investimento global na área de tecnologia financeira registrou um salto de 67% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo a casa de US$ 5,3 bilhões. Em regiões como Europa e Ásia-Pacífico, o investimento em Fintechs chegou a dobrar no mesmo período.

Atentos a esse novo modelo de negócios, o Conexão Cindes traz na primeira edição de 2019 o diretor de Conta Digital e Meios de Pagamento do Banco Inter, Ray Chalub, para apresentar aos empresários capixabas a trajetória do banco e quais os principais desafios superados.

O encontro será realizado no próximo dia 21 de março as 18h30, no auditório do Sistema Findes. Os interessados devem se inscrever pelo link.

Conexão Cindes Março

Data: 21 de março

Horário: 18h30

Local: Sistema Findes

Valor: R$15,00

Inscreva-se!

Por Cinthia Pimentel

Read More

Conheça os setores industriais portadores de futuro na próxima edição do Conexão Cindes

Analisar as tendências e visões estratégicas de futuro que marcam o desenvolvimento industrial do Espírito Santo até 2035 e levantar forças e oportunidades para o Estado em relação às tendências são alguns dos objetivos do projeto “Indústria 2035”, sob a coordenação do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies).

A primeira fase do projeto foi a identificação de setores, segmentos e áreas mais promissores para direcionar o futuro do Espírito Santo. Esta etapa foi realizada por meio de cinco painéis, abrangendo todas as regiões do estado, onde foram apresentados os estudos econômicos de base, os estudos de tendências setoriais e foi aplicada a dinâmica de painel, com objetivo de priorizar os setores portadores de futuro para o estado.

Fizeram parte dos painéis de especialistas representantes de instituições de ensino e pesquisa, governo e empresários, além de lideranças do terceiro setor. O resultado desta primeira fase será conhecido na próxima edição do Conexão Cindes, no dia 13 de dezembro, às 18h30, no auditório da Findes.

Etapas do Indústria 2035

A próxima etapa, com início em 2019, compreenderá a elaboração das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria do Espirito Santo 2035. Serão realizados estudos de base e Painéis de Especialistas com o propósito de construir coletivamente caminhos orientadores para o futuro desejado, a partir de visões, identificação de barreiras e fatores críticos, e elaboração de uma agenda convergente de ações no horizonte de 2035 para os setores, segmentos e áreas portadores de futuro.

Ao final, será lançado um sistema de inteligência competitiva, com informações que permitirão o monitoramento das metas traçadas nas rotas estratégicas.

Indústria 2035 – Desenvolvimento estratégico da indústria do Espírito Santo

Importante projeto do Mapa de Navegação 2017 a 2020, tem por objetivo o desenvolvimento sustentável da indústria capixaba, reposicionando o Espírito Santo de forma competitiva em âmbito nacional e internacional.

Conexão Cindes

Horário: 18h30

Data: 13 de dezembro

Local: Auditório Findes

Inscreva-se!

 

Por Cinthia Pimentel

Read More