IBEF-ES traz grandes nomes do valor compartilhado em Fórum Temático

O Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças do ES (IBEF-ES) não cansa de inovar! Sempre na busca de trazer especialistas de diversas áreas em eventos interativos e palestras, no próximo dia 20 acontece a 2ª edição do Fórum Temático IBEF 2018, das 8h às 10h30.
 
A proposta da vez será o tema Marketing e Propósito, com a presença de profissionais renomados, entre eles eles: Malu Paiva, Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria, além de Fabiano Rangel, Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade Corporativa da Matte Leão (Coca-Cola).
 

Sobre o tema

“Gerar valor para os clientes, acionistas e colaboradores. Clientes não mais compram produtos nem contratam serviços, mas sim o valor proporcionado por eles. Para os acionistas, o valor está não apenas no lucro, mas no status e na satisfação de gerar emprego e renda”, esclarece Flávia Rodriguez, vice-presidente de Marketing do IBEF-ES.
 
Para os colaboradores, o valor está no próprio sustento e na viabilização de sonhos que só com dinheiro se conquista. Mas tão importante quanto a geração de valor é o seu compartilhamento. “Segundo essa ideia, as empresas podem ter uma melhor performance financeira se colocarem em sua pauta central os benefícios que podem trazer à sociedade”, conclui a profissional.
 
A Fibria é uma das cases de valor compartilhado apresentadas em sala de aula na Harvard Business School, Estados Unidos, pelo criador do conceito Michael Porter.
 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo site www.foruns-tematicos-ibefes.org.br. Para mais informações: (27) 3327-7825.
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Empresas familiares: “É preciso separar os papéis exercidos para criar a continuidade”, diz especialista

Estima-se que apenas 04% a 08%  das empresas familiares sobrevivem até a quarta geração. Entre os fatores que podem ser cruciais para a não continuidade de um negócio nesse ramo é a falta de equilíbrio entre os sistemas que compõem o contexto: família, patrimônio, empresa.

Especialista em transição de gerações, Wagner Luiz Teixeira, da Höft consultoria, palestrou no Conexão Cindes de Agosto com o tema  “Sucessão Familiar: como transformar empresas familiares em famílias empresárias, construindo processos de sucessão e a continuidade”. Em entrevista a Findes, ele deu dicas valiosas de como manter o sucesso de uma empresa familiar e sobre a importância de se preparar um sucessor.

– Quais os fatores levam a apenas 04% a 08% das empresas familiares chegarem quarta geração?

De 25 a 2o% das empresas passam para a segunda geração. De 12% a 14% da segunda para a terceira geração. E de 04% a 08% chegam a quarta. Isso acontece por causa da dinâmica desse tipo de empresas que mistura os aspectos familiares, patrimoniais e empresariais. Quando você está na primeira geração, quem gerencia isso é o fundador. Então, ele contempla a família, contempla o patrimônio, pensa no investimento e dirige a empresa. Quando isso passa para a segunda geração, primeiro que o modelo de sucesso deles é individual e, a partir dali, eles vão ter uma relação societária que é coletiva. Cada um deles, se tentar imitar o pai, vai naufragar. Porque agora há uma sociedade que não existia. Não funciona um modelo existente para o presente. Além disso, você tem questões de família que interfere nos outros sistemas. Na família, o que predomina é o afeto, a emoção e o amor. Se você levar isso para dentro da empresa vai ter um problema. O que predomina na empresa? Lógica e razão. Se você leva isso para dentro da família, também não vai funcionar. Mas, tem horas que isso se mistura. Então, precisamos criar fronteiras entre esses sistemas para dar continuidade a esse negócio.

– Seria, então, uma busca por equilíbrio?

Exatamente, buscar um equilíbrio entre eles e que cada característica permaneça dentro do sistema de origem, sem que um invada o espaço do outro.

– Quais os caminhos você aponta para empresas familiares que desejam melhorar a sua gestão?

A primeira questão é criar critérios, regras e separar esses papeis. Porque muitas vezes a gente se depara com algumas questões dentro de uma empresa familiar que perguntamos: “você respondeu isso como chefe? como dono? como pai? como irmão? essa resposta foi dada como o que?” Aí ouvimos a resposta: “como Executivo.” “Mas, você faria para qualquer outro funcionário da empresa?” “Não”. Então, essa pessoa não respondeu como um executivo. É assim que começamos a trabalhar essa pessoa para conhecer os três papéis que ela desempenha (o de pai, de sócio e de executivo) para que comece a separá-los. Isso é o que chamo de promoção de disciplina. A empresa familiar sofre da mistura da casa: horários de reunião, pautas, registros, isso começa a trazer um novo patamar de comunicação na família e na empresa.

– Quais são os desafios do planejamento de sucessão?

Existem vários, mas vou tentar trazer um desafio de cada geração. A geração do sucedido tem um grande desafio: o desapego, que é começar a delegar a nova geração as atividades que ele mesmo executava antes e criar um projeto de vida diferente do que ele tinha. Só que esse projeto precisa ter algo relacionado a realização. Porque muitas vezes fala: “vou parar, vou pescar”. Não dá certo, o peixe não reclama, não briga, só esperneia depois fica calminho. Precisa procurar algo que dê realização. Sempre orientamos que essa pessoa tenha uma maior participação em entidades de classe, porque tem uma contribuição grande.

Para a nova geração é o diálogo entre os membros da nova geração, porque o convívio será nessa linha. Muitas vezes, a nova geração fica muito preocupado com o que o pai fazia. Ele precisa traçar o próprio caminho.

– Trazer gestores de fora da família é uma boa alternativa?

Depende para o que. Existe uma coisa que é comum acontecer: “vamos trazer uma pessoa de fora para profissionalizar a empresa”. Nesse caso, sai a família e contrata-se um profissional de fora. Mas, os membros da família não são profissionais? Quem construiu até agora não era profissional? Se for para esse tipo de situação, não vemos como favorável, porque não está pacificada.

Mas se vem para contribuir para um processo que haja diálogo, justificativa, análise, questionamentos e que isso vai trazer uma contribuição para o crescimento, para somar, não vejo problema.

Sobre Wagner Luiz Teixeira

Wagner Luiz Teixeira também é especialista em estruturação de protocolos societário familiar e implantação de estruturas de governança. Apresentou casos brasileiros na Conferência Mundial do Family Business Network (FBN). É co-autor do livro “Família, Família negócios à parte” e coordenador e co-autor do livro “Família Empresária de A a Z – descomplicando as expressões nas empresas familiares”.

 

Confira aqui mais 5 dicas para empresas familiares

 

Por Cinthia Pimentel e Fiorella Gomes

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Fórum Temático: conheça o conceito da geração de valor compartilhado

Há algum tempo, a sementinha foi plantada pela Havard Bussiness Review: toda geração de valor econômico deve gerar também um valor para a sociedade, de forma a colaborar com o enfrentamento de seus desafios e problemas. Isso é o que chamamos de “creating shared value” ou valor compartilhado, pauta da 3ª edição dos Fóruns Temáticos 2018, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças do ES (IBEF-ES) com o apoio do Cindes.

O evento, que busca trazer um novo para os negócios, acontece na próxima quinta-feira (30), das 8h às 10h30, no auditório da Petrobras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço: http://bit.ly/forumtematico.

Com o tema Gestão Estratégica e Sustentável, o público conhecerá os cases de sucesso da Nestlé e Fazenda da Toca.  

Valor Compartilhado

Criado pelo professor Michael Porter, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a criação de valor compartilhado, conhecido como creating shared value, tem como objetivo aplicar políticas de impacto social nos processos da empresa, o que implica no envolvimento direto com o dia a dia das comunidades e mudança de comportamento dos funcionários.

Por Fiorella Gomes

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Faesa, associada ao Cindes, fica em 1º lugar no Prêmio IEL de Estágio

Da esquerda para a direita: Erthélvio Monteiro Nunes Jr, Marciane Jahring, Letícia Silva e Paulo Lacerda

A Faesa, empresa associada ao Cindes, venceu mais uma vez o Prêmio IEL de Estágio na categoria Instituição de Ensino Superior. A entrega do troféu aconteceu na manhã desta terça-feira (28), em cerimônia realizada pelo IEL no Salão da Indústria, no Edifício Findes. Também foram entregues os prêmios nos segmentos empresa, concedido à Roca Sanitários, e estagiário destaque, conquistado pela aluna Letícia Liberato Silva, do décimo período de Engenharia de Produção da Faesa.

Esta não é a primeira vez que as práticas de estágio da Faesa são reconhecidas no Prêmio IEL. Em 2016 e 2017, após ficar em primeiro lugar na etapa regional, a Faesa foi reconhecida nacionalmente em etapa que reuniu instituições de ensino de diversos estados brasileiros.

Marciane Jahring, supervisora do Núcleo de Estágio e Emprego, e Erthélvio Monteiro Nunes Jr, diretor de Desenvolvimento Institucional receberam a placa reconhecendo o primeiro lugar das mãos do superintendente do IEL-ES, Paulo Lacerda. Segundo Marciane, a premiação é resultado de uma política voltada à inserção do aluno no mercado de trabalho. “Nós levamos o estágio muito a sério e acreditamos que é a porta principal para a entrada do aluno no mercado de trabalho. Investimos no estágio do aluno e acreditamos que isso faz toda a diferença, é o que vai transformar a vida dele”, declarou

Confira a matéria completa com o ranking do Prêmio IEL de Estágio aqui!

 

Por Elaine Maximiniano

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Conexão Cindes: confira 5 dicas para a vida longa da empresa familiar

Empresários capixabas se reuniram nesta quinta-feira (23), no auditório da Findes para escutar as valiosas dicas de Wagner Luiz Teixeira sobre sucessão familiar no Conexão Cindes edição de agosto.

Especialista em em transição de gerações e sócio da Höft, empresa de consultoria no ramo, ele ministrou a palestra “Sucessão Familiar: como transformar empresas familiares em famílias empresárias, construindo processos de sucessão e a continuidade”, onde ressaltou a importância de saber dividir bem os papéis desempenhados no ambiente familiar e no trabalho.

“É preciso saber quando colocar o chapéu de pai e quando colocar o do chefe”, apontou, ao trazer o caso de um de seus clientes, que precisou demitir o filho da própria empresa, mas queria ajudá-lo na vida profissional.

Sobre a sobrevivência de empresas familiares, Teixeira trouxe estatísticas preocupantes: 25 a 30% chegam à segunda geração; de 12 a 14% dos negócios chegam a terceira geração; 04 a 08% chegam a quarta geração.

Para que sua empresa tenha vida longa, listamos 5 dicas dadas por Teixeira na edição do Conexão Cindes.

1 . Reconhecer os sistemas que compõem o contexto da empresa familiar

Três são os sistemas que compõem uma empresa familiar: família, patrimônio e empresa. Identificar a característica de cada um e criar um equilíbrio entre eles é o principal fundamento da continuidade e vida longa desse tipo de negócio. “Tem questões de família que interferem nos outros sistemas. Na família, o que predomina é o afeto, a emoção e o amor. Se você levar isso para dentro da empresa vai ter um problema. O que predomina na empresa? Lógica e razão. Se você leva isso para dentro da família, também não vai funcionar. Então, precisamos buscar um equilíbrio entre eles e que cada característica permaneça dentro do sistema de origem”, orienta.

2 . Não há receita do bolo

Teixeira frisa que a continuidade não necessariamente significa imitar o que o antecessor fez. “Existe uma dinâmica nas empresas familiares que mistura os aspectos familiares, patrimoniais e empresariais. Na primeira geração, quem gerencia isso é o fundador. Então, ele contempla a família, contempla o patrimônio, pensa no investimento e dirige a empresa. Quando isso passa para a segunda geração, primeiro que o modelo de sucesso deles é individual e, a partir dali, eles vão ter uma relação societária que é coletiva. Cada um deles, se tentar imitar o pai, vai naufragar. Porque agora há uma sociedade que não existia. Não funciona um modelo existente para o presente.

3 . Empresas familiares funcionam como um treino em equipe

“Costumo fazer um paralelo de que ser uma família empresária é parecido com ser um atleta de elite. Não é fácil ser um atleta de elite: tem que ser extremamente disciplinado com alimentação, com sono, com treinamento, com cuidado físico e é uma pessoa só. Numa família empresária somos um grupo, precisamos treinar todos juntos, desenvolver hábitos alimentares e de sono juntos. É uma maratona da família toda. Dá trabalho, mas quando dá certo, dá muito certo. Estudos nas bolsas europeias comparando empresas familiares e não familiares. Os resultados das empresas familiares são superiores às da não familiares.”, aponta.

4 . Sucessão requer planejamento

Teixeira ressalta a importância em se preparar sucessores e realizar um planejamento para quando essa hora chegar, com estratégias a serem adotadas em curto, médio e longo prazo. E esse processo vai muito além das questões administrativas, transcendendo para as questões de conflitos familiares e adoção de mecanismos para uma comunicação eficiente entre os membros da família.

5 . Nem toda empresa familiar se torna uma família empresária

Teixeira observa que “toda família empresária é uma empresa familiar, mas nem toda empresa familiar se torna uma família empresária”, justamente porque ser uma família empresária implica em tomar decisões a longo prazo, um compromisso coletivo com a continuidade, para que o negócio possa atravessar as gerações.

Por Fiorella Gomes

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Parceria Cindes e V1: associados contam com serviço de transporte executivo por aplicativo   

Buscando melhorar a competitividade das empresas associadas, o Cindes fechou parceria com a V1, o serviço de transporte executivo por aplicativo com o DNA capixaba do Grupo Águia Branca. São 15% de descontos em qualquer viagem e os benefícios também se estendem a uma série de produtos e serviços.

Motoristas profissionais contratados, veículos padronizados e com manutenção preventiva periódica, além de atendimento personalizado são algumas das comodidades que essa nova parceria oferece para os empresários associados ao Centro da Indústria.

O V1 ainda conta com a vantagem da experiência na área de transporte e logística adquirida pelo Grupo Águia Branca ao longo de 72 anos de estrada.

Tenha benefícios se associando ao Cindes

Ao se associar ao Cindes, o empresário capixaba passa a contar com um ponto certo de encontro para a discussão de pautas essenciais da indústria capixaba. Por meio de ações e eventos econômicos e políticos, a entidade reforça seu compromisso com a defesa dos interesses do setor e o desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

Além do V1, o associado Cindes conta com a Rede de Negócios, o Comprocard,  a Samp, descontos especiais em cursos do Sesi, Senai e IEL; e a emissão de certificados digitais pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Clique aqui para se tornar um associado e tenha benefícios exclusivos para você e o seu negócio!

V1 e o DNA da inovação

O V1 é fruto do VIX Labs, primeiro laboratório de inovação do Grupo Águia Branca, criado em 2017. O laboratório visa desenvolver e aplicar metodologias de geração de ideias e prototipagem de novos produtos, serviços e processos, fortalecendo a cultura da inovação em todo o Grupo. O V1 foi totalmente planejado e concebido pelo VIX Labs, e depois dos testes, alçado a ser um negócio de mercado.

Mais informações estão disponíveis no www.andev1.com.br.

Por Fiorella Gomes

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Conexão Cindes aborda desafios para a sucessão em uma empresa familiar

Como passar uma empresa adiante dentro da própria família? Qual o maior desafio da sucessão em uma empresa familiar? Quais pilares devem nortear esse processo? Todas essas dúvidas podem ser tiradas no “Conexão Cindes”, edição de Agosto, que acontece no auditório da Findes, no próximo dia 23, a partir das 18h30, com palestra de Wagner Luiz Teixeira, especialista em transição de gerações e sócio da Höft, empresa de consultoria no assunto.

Com o tema “Sucessão Familiar: como transformar empresas familiares em famílias empresárias, construindo processos de sucessão e a continuidade”, Teixeira vem ressaltar a importância em se preparar sucessores e realizar um planejamento para quando essa hora chegar, com estratégias a serem adotadas em curto, médio e longo prazo.

E esse processo vai muito além das questões administrativas, transcendendo para as questões de conflitos familiares e adoção de mecanismos para uma comunicação eficiente entre os membros da família.

Em seus estudos, Teixeira sempre observa que “toda família empresária é uma empresa familiar, mas nem toda empresa familiar se torna uma família empresária”, justamente porque ser uma família empresária implica em tomar decisões a longo prazo, um compromisso coletivo com a continuidade, para que o negócio possa atravessar as gerações.

O palestrante

Wagner Luiz Teixeira também é especialista em estruturação de protocolos societário familiar e implantação de estruturas de governança. Apresentou casos brasileiros na Conferência Mundial do Family Business Network (FBN). É co-autor do livro “Família, Família negócios à parte” e coordenador e co-autor do livro “Família Empresária de A a Z – descomplicando as expressões nas empresas familiares”.

Conexão Cindes

“Sucessão Familiar: Como transformar empresas familiares em famílias empresárias, construindo processos de sucessão e a continuidade”

Data: 23 de agosto (Quinta-Feira)

Hora: 18h30

Local: Auditório da Findes – Reta da Penha, Vitória/ES.

Inscreva-se aqui!

Por Fiorella Gomes

V1 é a nova parceria para os associados Cindes

Os associados Cindes agora contam com a parceria do V1, um serviço de transporte executivo por aplicativo desenvolvido sob medida para atender demandas de mobilidade, tendo como diferenciais motoristas profissionais contratados, veículos padronizados e com manutenção preventiva periódica, além de atendimento personalizado.

O objetivo da mais nova parceria é oferecer aos empresários associados uma série de produtos e serviços para melhorar sua competitividade, além de 15% de descontos em qualquer viagem.

O Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados de transporte e logística do país, com 72 anos de história, se reinventa e traz para o V1 uma solução inovadora de mobilidade urbana, que une as vantagens dos serviços compartilhados com a sua expertise em transporte de pessoas.

Para o Grupo Águia Branca, a estagnação econômica dos últimos anos é encarada como oportunidade para investir no Brasil e nas pessoas. Segundo Patrícia Poubel Chieppe, diretora Executiva da Divisão Logística, as empresas do Grupo estão preparadas para a retomada do crescimento. “Retração só gera retração, então estamos em constante busca por oportunidades inovadoras. São em tempos de crise que redobramos nossa faceta empreendedora, e o V1 é uma corajosa resposta do Grupo ao cenário que atravessa nosso país”.

V1 e o DNA da inovação

O V1 é fruto do VIX Labs, primeiro laboratório de inovação do Grupo Águia Branca, criado em 2017. O laboratório visa desenvolver e aplicar metodologias de geração de ideias e prototipagem de novos produtos, serviços e processos, fortalecendo a cultura da inovação em todo o Grupo. O V1 foi totalmente planejado e concebido pelo VIX Labs, e depois dos testes, alçado a ser um negócio de mercado.

Mais informações estão disponíveis no www.andev1.com.br.

Quero me associar

O Cindes é o ponto de encontro do empresariado capixaba, auxiliando no desenvolvimento de empreendedores para o futuro e se posicionando politicamente em diversos projetos voltados para a indústria local. O Cindes conta também com o Cindes Jovem que visa fomentar o empreendedorismo nos jovens capixabas, a fim de formar novos líderes e gestores para influir no desenvolvimento sustentável do Estado.

Dentre os seus objetivos, destacam-se a Rede de Negócios e a busca por benefícios. Seja um associado e tenha benefícios exclusivos para você e o seu negócio!

 

Por Cinthia Pimentel

 

 

 

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Cindes/Findes promove Curso Prático de Arbitragem

É advogado e quer ampliar seu conhecimento na área de arbitragem? A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes oferece o “Curso Prático de Arbitragem”, ideal para quem quer atuar em procedimentos arbitrais. As inscrições podem ser feitas no link: http://bit.ly/InscricaoCursoPratico.

O curso acontece nos dias 03 e 04 de agosto, das 08h às 19h, no Salão da Indústria, 1º andar do Edifício Findes. O investimento é de R$ 160. As vagas são limitadas.

“Mais uma vez o Cindes/Findes está trazendo para o Espírito Santo um curso prático de arbitragem, na sequência dos outros cursos que já foram oferecidos. A vantagem deste é que os participantes irão aprender a prática de arbitragem, desde o início até a sentença. Serão apenas 50 vagas oferecidas”, explicou Luiz Cláudio Allemand, presidente da  Câmara Cindes/Findes de Conciliação, Mediação e Arbitragem.

As aulas serão ministradas por professores de renome: José Marinho, coordenador do Curso Prático de Advocacia em Arbitragem da OAB/RJ e CBMA, vice-presidente do Comitê de Jovens Arbitralistas (CJA) do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem e advogado da Lobo & Lira Advogados; e Rodrigo Moreira, mestre em Direito Internacional pela UERJ, membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem; do Instituto de Direito Privado; da Comissão de Arbitragem da OAB-RJ e advogado no Rio de Janeiro, associado da Tozzini Freire.

“A importância da Câmara de Arbitragem para as empresas do Espírito Santo é garantir mais um espaço para as questões jurídicas, uma vez que os meios alternativos de mediação de conflitos também é considerado um acesso à Justiça. Ou seja, estamos seguindo a teoria do tribunal multiportal, onde o jurisdicionado tem outras opções que não apenas o Poder Judiciário, seguindo a linha da política nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de fomentar esses meios alternativos de resolução de conflitos”, afirmou Allemand.

O que é a arbitragem?

A mediação e arbitragem na resolução de questões empresariais traz agilidade, eficácia e segurança jurídica para quem dedica tempo para a tarefa de empreender. Dados do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio do Brasil – Canadá, que responde por 45% do mercado nacional de Arbitragem, mostram que houve crescimento de 44% no total de processos arbitrais no último ano, chegando a valores de R$ 11,9 bilhões.

A arbitragem acumula diversas vantagens. “É um processo rápido, com custo menor; tem cláusula de confidencialidade; dá autonomia às partes para escolha dos árbitros; não demanda a complexidade da interpretação das regras processuais; e garante princípios do contraditório, da ampla defesa e da igualdade”, explica Allemand.

Serviço

Curso Prático de Arbitragem

Quando: 03 e 04/08
Horário: 08h às 19h
Onde: Salão da Indústria, 1º andar, Edifício Findes
Valor: R$ 160
Inscrições: http://bit.ly/InscricaoCursoPratico
Informações: (27) 3334-5914 / 5759
E-mail: camara.cindes@findes.com.br

Por Fiorella Gomes

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Conexão Cindes de junho discute desafios e rumos da economia brasileira

“A economia brasileira está em modo de espera”, é o que afirma o economista-chefe do BNDES, Fabio Giambiagi ao analisar o cenário econômico do país nos últimos anos e os rumos que devem ser seguidos. É exatamente esse assunto que ele aborda na palestra “Brasil: desafios para retomada do crescimento”, tema da edição de junho do “Conexão Cindes”, que acontece no dia 21 de junho, às 18h30, no auditório do Findes.

“O país está em uma encruzilhada, marcante e difícil para sua história e se não forem tomadas medidas para dar continuidade ao ciclo de reformas do governo atual, podemos ter a continuidade muito perigosa do endividamento público. É uma história que não acaba nunca”, defende.

Para o economista, que prefere analisar a situação do país além de 2018, a indústria tem um papel importante para a retomada da economia, sendo responsável por 25% do PIB brasileiro. “Mas, as reformas são os pontos cruciais para que o Brasil entre nos eixos, sobretudo a Reforma da Previdência”,ressalta.

Autor há onze anos do livro “Reforma da Previdência”, Giambiagi defende a abrangência do texto da reforma e acredita que é crucial para a sustentabilidade do teto de gastos e das contas públicas. “Se aprovada a reforma da previdência, podemos estar com um desempenho melhor, o aumento da renda e a queda do desemprego. Começaremos esse ciclo com inflação baixa, sem pressões no local do trabalho como ocorreu em 2012 e 2013, e com ambiente internacional favorável, apesar de juros externos altos”, afirmou.

Para Fabio Giambiagi a retomada econômica depende de nós. “O país não está lidando com uma situação em que haja problemas dramáticos no mundo, como os enfrentados nos anos 1990”, comenta. “Depende da capacidade das forças políticas se colocarem em acordo e manterem condições de um diálogo adulto e maduro acerca das medidas que o país precisa”, sentenciou.

Sobre o cenário político incerto para o pleito de 2018, e que pode interferir ainda mais no momento crítico em que vivemos, o economista utiliza um conceito muito utilizado pelos homens de negócios, embora afirme não se muito fã do termo, o “wait and see”.

“Não é um momento de tomar decisões de investimentos pesados, na casa dos R$ 300 milhões, R$ 500 milhões, sem saber ao certo como vai ser a condição do país. Pode-se fazer investimentos aqui e ali, mas as decisões com gastos mais pesados devem esperar as definições de 2019. A economia brasileira está no modo espera. É isso”, apontou.

Quer entender um pouco mais sobre esse assunto e as melhores estratégias para serem pensadas neste momento econômico? Então, não perca essa chance e garanta a sua vaga no Conexão Cindes de junho. Inscreva-se:  bit.ly/conexaocindesjunho.

Serviço

Conexão Cindes – Junho

“Brasil: desafios para retomada do crescimento”

Data: 21 de junho

Hora: 18h30

Local: Auditório da Findes – 9º andar

Inscrições: bit.ly/conexaocindesjunho

 

Sobre o palestrante

Fabio Giambiagi

É economista de grande renome, mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é economista-chefe do BNDES. Com vários artigos publicados internacionalmente, tem uma trajetória ao longo dos anos em instituições como BID, IPEA, Ministério de Planejamento e Orçamento, PUC, UFRJ, dentre outras .

 

Por Fiorella Gomes

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